sábado, 15 de outubro de 2016

Confira os personagens de ‘A lei do amor’ que são uma homenagem a antigas novelas

Helô, de “A lei do amor”, é uma homenagem a Dina Sfat

Romance e mistério não são os únicos ingredientes no caldeirão de “A lei do amor”. Aos poucos, homenagens a outras tramas do passado vão sendo colocadas em doses generosas na história, dando ainda mais tempero à trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.
— A teledramaturgia atual deve muitíssimo aos teledramaturgos que nos precederam. E é em homenagem a eles e às novelas memoráveis que criaram que prestamos esse tributo — resume Maria Adelaide.
Logo de cara, os autores mexem com a memória do público ao fazer César Venturini (Otávio Augusto) ser da mesma família do personagem antológico de Lima Duarte em “Meu bem, meu mal” (1990).
Em “A lei do amor”, Otávio Augusto é Venturini, uma homenagem a Lima Duarte
Em “A lei do amor”, Otávio Augusto é Venturini, uma homenagem a Lima Duarte Foto: Cesar Alves/Rede Globo/Divulgação
— É mais que uma homenagem: nosso César Venturini é sobrinho de Dom Lázaro Venturini. Foi nessa novela que Cassiano Gabus Mendes (autor) trouxe Maria Adelaide para a TV. Nunca é demais lembrar — diz Villari.
Na novela “Meu bem, meu mal”, Lima Duarte foi Dom Lázaro Venturini
Na novela “Meu bem, meu mal”, Lima Duarte foi Dom Lázaro Venturini Foto: Reprodução
Já Helô (Cláudia Abreu) recebeu esse nome por sua mãe, Cândida (Denise Fraga), ser fã de Dina Sfat na novela “Assim na terra como no céu” (1970). Na verdade, a admiração reflete a de Maria Adelaide e Villari.
Dina Sfat foi a Helô de “Assim na terra como no céu”
Dina Sfat foi a Helô de “Assim na terra como no céu” Foto: Divulgação
— Era muito comum as pessoas batizarem seus filhos com nomes dos mocinhos ou mocinhas das novelas a que assistiam. O comportamento e a escolha de Cândida refletem essa condição — justifica o autor.
Inesquecíveis, as gêmeas Ruth e Raquel — interpretadas por Eva Wilma, em 1973, e no remake, em 1993, por Gloria Pires — são resgatadas, ao mesmo tempo, pela personagem de Titina Medeiros, Ruty Raquel.
Em “A Lei do amor”, RutyRaquel é interpretada por Titina Medeiros. É uma homenagem a Eva Wilma, que interpretou as gêmeas na primeira versão de “Mulheres de areia”
Em “A Lei do amor”, RutyRaquel é interpretada por Titina Medeiros. É uma homenagem a Eva Wilma, que interpretou as gêmeas na primeira versão de “Mulheres de areia” Foto: Divulgação
— A mãe dela era noveleira, mas também gostava de ler romances de bancas de jornal. Tanto que a irmã de Ruty Raquel se chama Mileide (Heloísa Périssé) — diz Villari.
Eva Wilma fez as gêmeas na primeira versão de “Mulheres de areia”
Eva Wilma fez as gêmeas na primeira versão de “Mulheres de areia” Foto: Arquivo
Além dos antigos personagens, os autores também fazem um tributo à pensão Palácio, movimentado cenário de “Selva de pedra” (1972). Em “A lei do amor”, o estabelecimento de Zuza (Ana Rosa) tem o mesmo nome. E é lá que mora Xanaia (Bela Pierro), batizada para homenagear a cantora Shania Twain.
Bella Piero vive Xanaia, moradora da pensão Palácio, em “A lei do amor”, O nome da jovem é uma homenagem a Shanai Twain e o local onde a ela mora é um carinho à pensão de “Selva de Pedra”
Bella Piero vive Xanaia, moradora da pensão Palácio, em “A lei do amor”, O nome da jovem é uma homenagem a Shanai Twain e o local onde a ela mora é um carinho à pensão de “Selva de Pedra” Foto: Divulgação
— Ela é filha adotiva do irmão de Sansão (Arlindo Lopes) com seu ex-companheiro, ambos fãs ardorosos da cantora, que estava na época bombando com “Man! I feel like a woman” — brinca o autor.
Shanai Twain é uma cantora canadense

FONTE: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário