Pular para o conteúdo principal

Cena de estupro em “Anjo Mau” é cortada em re-reprise, mas campanha social se mantém atual e chocante!

vivian_ricardo_anjo_mau
Uma das cenas mais marcantes de “Anjo Mau” (1997) é o estupro de Vivian (Taís Araújo) cometido por Ricardo (Leonardo Brício). A cena escrita por Maria Adelaide Amaral impactou o horário das 18h, com uma direção primordiosa de Denise Saraceni e uma interpretação de tirar o fôlego e emocionar dos dois atores envolvidos.
Porém, a cena foi completamente cortada na re-reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”. No capítulo de ontem, a cena do estupro foi vetada devido a classificação indicativa do Ministério da Justiça, que censura cenas consideradas inadequadas ao público do horário. Na cena, Ricardo está bêbado em uma sala da empresa da família e Vivan vai conversar com ele. Porém, o rapaz se aproveita da situação e joga a jovem em cima da mesa, rasgando sua roupa, desferindo tapas em seu rosto e a humilhando verbalmente, enquanto comete o abuso sexual.
Apesar do veto, o debate gerado pelo texto de “Anjo Mau” foi mantido, é atual e gerou reflexão a quem acompanha a produção nas tardes da Globo. A campanha social realizada por Maria Adelaide Amaral sobre o estupro no Brasil do fim dos anos 90 ainda se mantém atual, visto que os movimentos sociais de proteção a mulher são muito fortes atualmente. Infelizmente, o que se mantém nos dias atuais como na época de “Anjo Mau”, é a impunidade da lei e a visão machista sobre o estupro.
A partir de agora, a re-reprise vai explorar o drama de Vivian e o conflito de caráter de Ricardo. O corte da cena prejudicou o entendimento da situação, mas ao menos o debate sobre o tema foi mantido e deve impactar na quarta exibição na TV brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja como são os atores de ‘Esquadrão Suicida’ sem a maquiagem dos personagens

Esquadrão Suicida está fazendo barulho há pelo menos um ano. Agora que o filme estrou a maioria dos críticos torceu o nariz. E os fãs adoraram. Mas pouca gente conhece o elenco do filme. Além de Viola Davis, Will Smith e Jared Leto, a maioria dos outros atores não é conhecido do grande público. Vamos dar uma olhada então na cara desse povo sem a maquiagem pesada do filme: Arlequina – Margot Robbie Magia – Cara Delevingne Coringa – Jared Leto Pistoleiro – Will Smith Jai Courtney – Bumerangue

O CLONE RESUMO DO PENÚLTIMO E ÚLTIMO CAPÍTULO

Lucas não encontra a casa de Jade. Edna dá a entrevista. Ali e Zoraide se casam. Albieri e Leo vão à festa. Zein, pensando que Leo é Lucas, lhe dá o endereço de Jade. Leo e Lucas se encontram cara a cara na Medina. Leo e Lucas discutem. Leo corre tentando se desvencilhar de Lucas, que o persegue. Zoraide quer trocar o ouro a que tem direito pelo perdão de Jade. Por telefone Júlio conta para Albieri o que Edna disse na entrevista. Albieri fica atordoado. Nazira vê Miro ao longe em um cavalo. Miro chama Nazira para ir com ele e o cavalo foge voando. Alicinha tenta emocionar Aurélio, mas ele não volta atrás. Mel sente medo na hora de sair da clínica. Cecéu convida Nando para a sua formatura. Nando reclama que não consegue mais se concentrar e Cecéu mostra um jornal onde diz que a banda dele está nas paradas de sucesso. A mãe de Regininha não a deixa entrar em casa. Maysa dá o apartamento que havia montado para Mel e Xande. Mel aproveita a família reunida e pede perdão a todos. Tavinho pr…

O CLONE RETA FINAL: NASCE O FILHO DE KARLA

A situação de Tavinho (Vitor Fasano) começa a se complicar em "O Clone". Após chamar a imprensa para registrar o nascimento de Tavinho Jr. no hospital, Odete (Mara Manzan) volta com Karla (Juliana Paes) para casa decidida a cobrar os direitos da filha e do neto. Odete chega a comentar com Noêmia (Elizângela) que já entrou na justiça contra Tavinho e que pretende pedir R$ 15 mil de pensão para o neto. Noêmia estranha e sugere a Odete que ela simplesmente ligue para o pai e "avise na boa". Odete explica que Tavinho não aceitará tão
fácil assim e Karla complementa dizendo que Lidiane (Beth Goulart), a mulher de Tavinho, é muito ciumenta.