Pular para o conteúdo principal

Morre a atriz Rosita Thomaz Lopes, aos 92 anos



Rosita Thomaz Lopes com Gilberto Braga em 1998 Foto: Agência O Globo / Marcos Ramos

Rosita Thomaz Lopes com Gilberto Braga em 1998AGÊNCIA O GLOBO / MARCOS RAMOS
RIO - Morreu na noite de sábado, por volta de 20h45min, a atriz Rosita Thomaz Lopes, de falência de múltiplos órgãos. Ela completaria 93 anos em junho, e estava em seu apartamento, em Ipanema, na companhia de dois de seus três filhos. O velório e o enterro acontecem no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
"Mamãe tinha boa saúde, manteve-se ativa mesmo depois de parar de trabalhar por causa da idade. Em 2004 ela quebrou o fêmur e a partir daí seus movimentos começaram a ficar debilitados. Há três meses ela passou a ficar limitada à cama", contou o filho, Antonio Lopes, durante o velório.
Carioca de nascimento (em 1920), Rosita passou boa parte da infância e da adolescência fora do Brasil, acompanhando o pai diplomata. Ela começou a atuar tarde, por volta dos 40 anos. A atriz teve longa carreira no teatro, no cinema e na televisão, mas, segundo seu filho, sua grande paixão era o palco. Ela começou a carreira ao lado de Maria Clara Machado e depois ingressou na companhia Tônia-Celi-Autran (CTCA). "A paixão dela sempre foi o teatro. Trabalhar no palco junto com seus amigos, como Fernanda Montenegro e Renata Sorrah, era o maior dos seus prazeres", conta Antonio.
Rosita começou a carreira artística ainda de forma amadora com Maria Clara Machado até entrar para a companhia Tônia-Celi-Autran, criada em 1956, pelos atores Tônia Carrero, Adolfo Celi e Paulo Autran.
Trabalhou em diversas novelas, como "Brilhante", "Anjo mau", "Rainha da sucata" e "Pátria minha", em geral interpretando personagens ficas e elegantes. Em 1983, participou de "Guerra dos sexos", que ganhou nova versão este ano na TV Globo. O último folhetim que teve seu nome nos créditos foi "Força de um desejo", escrita por Gilberto Braga em 1999.
Rosita deixa três filhos, três netos e três bisnetos.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/morre-atriz-rosita-thomaz-lopes-aos-92-anos-7797550#ixzz2NC0Fcdid
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Fonte Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja como são os atores de ‘Esquadrão Suicida’ sem a maquiagem dos personagens

Esquadrão Suicida está fazendo barulho há pelo menos um ano. Agora que o filme estrou a maioria dos críticos torceu o nariz. E os fãs adoraram. Mas pouca gente conhece o elenco do filme. Além de Viola Davis, Will Smith e Jared Leto, a maioria dos outros atores não é conhecido do grande público. Vamos dar uma olhada então na cara desse povo sem a maquiagem pesada do filme: Arlequina – Margot Robbie Magia – Cara Delevingne Coringa – Jared Leto Pistoleiro – Will Smith Jai Courtney – Bumerangue

O CLONE RESUMO DO PENÚLTIMO E ÚLTIMO CAPÍTULO

Lucas não encontra a casa de Jade. Edna dá a entrevista. Ali e Zoraide se casam. Albieri e Leo vão à festa. Zein, pensando que Leo é Lucas, lhe dá o endereço de Jade. Leo e Lucas se encontram cara a cara na Medina. Leo e Lucas discutem. Leo corre tentando se desvencilhar de Lucas, que o persegue. Zoraide quer trocar o ouro a que tem direito pelo perdão de Jade. Por telefone Júlio conta para Albieri o que Edna disse na entrevista. Albieri fica atordoado. Nazira vê Miro ao longe em um cavalo. Miro chama Nazira para ir com ele e o cavalo foge voando. Alicinha tenta emocionar Aurélio, mas ele não volta atrás. Mel sente medo na hora de sair da clínica. Cecéu convida Nando para a sua formatura. Nando reclama que não consegue mais se concentrar e Cecéu mostra um jornal onde diz que a banda dele está nas paradas de sucesso. A mãe de Regininha não a deixa entrar em casa. Maysa dá o apartamento que havia montado para Mel e Xande. Mel aproveita a família reunida e pede perdão a todos. Tavinho pr…

O CLONE RETA FINAL: NASCE O FILHO DE KARLA

A situação de Tavinho (Vitor Fasano) começa a se complicar em "O Clone". Após chamar a imprensa para registrar o nascimento de Tavinho Jr. no hospital, Odete (Mara Manzan) volta com Karla (Juliana Paes) para casa decidida a cobrar os direitos da filha e do neto. Odete chega a comentar com Noêmia (Elizângela) que já entrou na justiça contra Tavinho e que pretende pedir R$ 15 mil de pensão para o neto. Noêmia estranha e sugere a Odete que ela simplesmente ligue para o pai e "avise na boa". Odete explica que Tavinho não aceitará tão
fácil assim e Karla complementa dizendo que Lidiane (Beth Goulart), a mulher de Tavinho, é muito ciumenta.