Pular para o conteúdo principal

Secretárias não querem empregadas chamadas de “secretárias do lar” em novela; Globo responde

Programada para ir ao ar na segunda-feira, 16, “Cheias de Charme” já provoca protestos por causa de chamadas veiculadas pela Globo, nas quais as protagonistas, três empregadas, são chamadas de “secretárias do lar”.
“Observamos haver um grande e lamentável equívoco ao intitular as profissionais domésticas de ‘secretárias do lar’”, protesta a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec), em carta enviada à Globo no último dia 11. “Profissão que não existe”, diz o texto.
A carta enviada à Globo é assinada por Maria Bernadete Lieuthier, presidente da Fenassec, e dá uma aula sobre as diferenças entre secretárias e empregadas. Para concluir: “Portanto, visível está, sem nenhum preconceito da nossa parte, que a área de atuação dos empregados domésticos é completamente diferente da área de atuação dos profissionais secretários.”
Em emails enviados a diferentes listas, incluindo cursos de secretariado e associações, solicita-se aos profissionais e estudantes da área que pressionem a Globo para não chamar as protagonistas de “Cheias de Charme” de “secretárias do lar”.
“Salientamos que a manifestação individual de cada profissional que representamos é importante para demonstrar a emissora a união e força da categoria, que incansavelmente luta pelo reconhecimento, valorização e consolidação da profissão.”
Globo acata parcialmente o pedido
Em resposta, a Globo informa que o termo “secretária do lar” não será mais usado nas chamdas da novela ou nos textos enviados pela assessoria de imprensa da emissora. “No que se refere à comunicação oficial sobre a nova novela as nossas equipes acabam de receber instrução para que adotem a designação formal da profissão das personagens.”
Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, não se compromete, porém, a evitar o uso do termo “secretárias do lar” na novela ou em outras obras da emissora: “Cabe a ressalva que, no campo da ficção – o universo das novelas – não há compromisso algum com a realidade, preservados os valores éticos e morais. É o terreno da liberdade de expressão, amplamente protegida a partir da nossa Constituição. ”
Erlanger respondeu ainda a Maria Bernadete Lieuthier: “Mesmo com o esclarecimento de que não há preconceito de sua parte,  não custa observar que ao usar ‘secretárias do lar’ os autores não pretendem desmerecer as funções de secretariado mas usar esse respeitável ofício como forma de enaltecer um trabalho pouco valorizado.  Muito mal comparando é como chamar ‘árbitro de futebol’ de ‘juiz’ ou ‘técnico de futebol’ de ‘professor’.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja como são os atores de ‘Esquadrão Suicida’ sem a maquiagem dos personagens

Esquadrão Suicida está fazendo barulho há pelo menos um ano. Agora que o filme estrou a maioria dos críticos torceu o nariz. E os fãs adoraram. Mas pouca gente conhece o elenco do filme. Além de Viola Davis, Will Smith e Jared Leto, a maioria dos outros atores não é conhecido do grande público. Vamos dar uma olhada então na cara desse povo sem a maquiagem pesada do filme: Arlequina – Margot Robbie Magia – Cara Delevingne Coringa – Jared Leto Pistoleiro – Will Smith Jai Courtney – Bumerangue

O CLONE RESUMO DO PENÚLTIMO E ÚLTIMO CAPÍTULO

Lucas não encontra a casa de Jade. Edna dá a entrevista. Ali e Zoraide se casam. Albieri e Leo vão à festa. Zein, pensando que Leo é Lucas, lhe dá o endereço de Jade. Leo e Lucas se encontram cara a cara na Medina. Leo e Lucas discutem. Leo corre tentando se desvencilhar de Lucas, que o persegue. Zoraide quer trocar o ouro a que tem direito pelo perdão de Jade. Por telefone Júlio conta para Albieri o que Edna disse na entrevista. Albieri fica atordoado. Nazira vê Miro ao longe em um cavalo. Miro chama Nazira para ir com ele e o cavalo foge voando. Alicinha tenta emocionar Aurélio, mas ele não volta atrás. Mel sente medo na hora de sair da clínica. Cecéu convida Nando para a sua formatura. Nando reclama que não consegue mais se concentrar e Cecéu mostra um jornal onde diz que a banda dele está nas paradas de sucesso. A mãe de Regininha não a deixa entrar em casa. Maysa dá o apartamento que havia montado para Mel e Xande. Mel aproveita a família reunida e pede perdão a todos. Tavinho pr…

O CLONE RETA FINAL: NASCE O FILHO DE KARLA

A situação de Tavinho (Vitor Fasano) começa a se complicar em "O Clone". Após chamar a imprensa para registrar o nascimento de Tavinho Jr. no hospital, Odete (Mara Manzan) volta com Karla (Juliana Paes) para casa decidida a cobrar os direitos da filha e do neto. Odete chega a comentar com Noêmia (Elizângela) que já entrou na justiça contra Tavinho e que pretende pedir R$ 15 mil de pensão para o neto. Noêmia estranha e sugere a Odete que ela simplesmente ligue para o pai e "avise na boa". Odete explica que Tavinho não aceitará tão
fácil assim e Karla complementa dizendo que Lidiane (Beth Goulart), a mulher de Tavinho, é muito ciumenta.