terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vale a Pena Ver de Novo: Chocolate com Pimenta volta dia 12 de março

A saga da doce Ana Francisca (interpretada pela atriz Mariana Ximenes), que se transforma em uma mulher glamourosa e dona de seu destino, estará de volta à programação da Rede Globo a partir do dia 12 de março no Vale a Pena Ver de Novo.
Com direção de núcleo de Jorge Fernando, a novela Chocolate com Pimenta é uma comédia romântica de autoria de Walcyr Carrasco, ambientada nos anos 1920. A divertida trama foi exibida originalmente em 2003, no horário das 18h.
A trama de Chocolate com Pimenta atravessa uma passagem de tempo de sete anos. A história começa em 1922, quando a caipira Ana Francisca (Mariana Ximenes) perde seu pai e vai morar na fictícia Ventura.
Ela acaba tendo que viver com uma parte da família que mal conhece: a avó Carmen (Laura Cardoso), o tio Margarido (Osmar Prado), seus primos distantes Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes) e a “agregada” Dália (Carla Daniel) no simples, porém acolhedor, sítio da família.
Para ajudar em casa, Ana Francisca trabalha como faxineira na fábrica de chocolates, principal força econômica da cidade. Sem entender o porquê de os lucros caírem tanto, Ludovico (Ary Fontoura), que vive em Buenos Aires para cuidar da saúde frágil, viaja para Ventura. A empresa é dirigida por sua irmã mais nova, a inescrupulosa Jezebel (Elizabeth Savalla), que causa frequentes desfalques nos negócios. Ao chegar à fábrica, Ludovico tem uma forte discussão com Jezebel e acaba se sujando de chocolate. Todo melado, ele coloca um uniforme de operário e encontra Ana Francisca, que está limpando o banheiro e toma-o por um reles carregador da fábrica. Os dois se tornam bons amigos: ele se enternece pela amizade de Ana, que sabe ser absolutamente sincera.
Ana estuda no colégio local como todos os jovens da cidade. Apesar de bonita, é uma espécie “patinho feio”, com seus vestidos pobres, penteados antiquados e óculos quebrados. Mesmo assim, a tímida Aninha chama a atenção de Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio. Acontece que Danilo é a grande paixão de Olga (Priscila Fantin), a bela e mimada filha do delegado da cidade, que não mede esforços para fisgar o bom partido. Olga vê em Ana um obstáculo a ser removido de seu caminho.
Aproveitando-se que Danilo faz de tudo para conseguir um beijo seu, Olga lança mão de um plano: ela diz que só vai aceitar seus cortejos se o rapaz humilhar Ana em público.
Ele então conquista a confiança de Ana até que, numa bela noite, convida a moça para um passeio de carro. No instante em que vai beijá-la, Danilo enfrenta um forte conflito: sente algo mais por aquela menina de profundos olhos azuis do que um simples capricho. Mas não resiste e a beija.
Naquele momento, toda a turma do colégio, capitaneada por Olga, sai de seus esconderijos e vaia estrondosamente. Enquanto todos se divertem com a situação, Ana foge humilhada – seu primeiro beijo virou motivo de piada.
Só que Danilo realmente se apaixona por Ana Francisca, e a procura para pedir perdão. O casal começa então a namorar, para o horror de Olga, de toda a turma do colégio e da família de Danilo, que o vê envolvido com a humilde neta da verdureira. Um dia, a moça descobre que está grávida de Danilo, mas não chega a contar a novidade para ele. Graças a uma artimanha de Olga e da tia do rapaz, Bárbara (Lília Cabral), o casal se separa.
Vendo o desespero e o sofrimento de Ana, Ludovico se comove e revela sua verdadeira identidade. Casa-se com ela para dar um nome à criança e a leva para Buenos Aires, onde Ana Francisca começa uma vida nova. Recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta seu cabelo à última moda, ganha de Ludovico vestidos finos, joias e peles, e se transforma em uma linda mulher.
O milionário vê o nascimento do filho de Ana, Tonico (vivido por Guilherme Vieira, na segunda fase), mas morre pouco depois. O golpe da perda de Ludovico é mais uma dor para Ana, que nunca esqueceu Danilo, mas, decidida, ergue a cabeça e encara o futuro. Sua primeira providência é renovar o guarda-roupa. Compra peças negras, como convém a uma viúva, mas apimenta as roupas com decotes, faixas e echarpes de seda. “De triste, basta a cor”, diz a sua fiel governanta, Dona Mocinha (Denise Del Vecchio).
Perda do marido marca nova etapa na história
A história entra na segunda fase. Decidida a se vingar de todos que a ridicularizaram por sua caipirice, Ana volta a Ventura, sete anos depois de sua partida, mais bela do que nunca, agora como uma rica senhora, acionista majoritária da fábrica de chocolate. A cidade a recebe com grandes honras. Todos parecem esquecer que a tratavam com desprezo e dão um baile em sua homenagem. No dia da festa, Ana chega em grande estilo com a avó, agora arrumada como uma nova rica, embora seja a mesma verdureira de sempre, com o filho e os primos.
Enquanto isso, Danilo está noivo de Olga, mas não deixou de ser o típico conquistador. Vive na boemia, não quer se casar por nada e só está noivo por insistência da família. Ana Francisca reencontra o grande amor da sua vida, mas eles não se entendem: ele acha que Ana Francisca o traiu, casando-se com Ludovico por causa de seu dinheiro; ela quer distância do rapaz por achar que ele a abandonou quando mais precisava do seu apoio. O que nenhum dos dois admite é que são, na verdade, apaixonados um pelo outro.
Chocolate com Pimenta teve cenas gravadas na Argentina em locações como o famoso Teatro Colón, o belo parque Rosedal e a cidade de Tigre, próxima à capital do país. Cenas dos primeiros capítulos também foram filmadas na Serra Gaúcha, em pontos turísticos das cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula. São Lourenço, no sul do estado de Minas Gerais, serviu de cenário para a sequência de cenas da viagem de trem de Ana Francisca para Ventura e a chegada de Ludovico a Ventura. Samara Felippo, Nívea Stelmann, Juliana Alves, Kayky Brito, Rosamaria Murtinho, Tarcísio Filho, Ernani Moraes, Fúlvio Stefanini, Cláudio Corrêa e Castro, entre outros atores, também fazem parte do elenco.
Chocolate com Pimenta tem estreia prevista para o dia 12 de março. O Vale a Pena Ver de Novo vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo após o Vídeo Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário